Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de junho de 2011

A mídia informática

        A linguagem padronizada do computador permite que, por meio dos comandos básicos tais como: enter, arquivo, salvar, inserir figura etc., o indivíduo faça conexões entre ideias e conceitos que facilitarão qualquer trabalho que envolva o uso desta mídia em qualquer lugar, em qualquer situação, ou em qualquer meio social. Desta maneira, deve-se fazer com que a mídia informática esteja presente em nosso contexto social e cultural, incluindo nestes, a escola. 
        O autor Chaves (2009, p. 05), alerta que: "[...] não podemos perder de vista o fato de que a escola tem que preparar cidadãos suficientemente familiarizados com os mais básicos desenvolvimentos tecnológicos, de modo a poder participar no processo de geração e incorporação da tecnologia [...]." 
        Não podemos negar que a mídia informática, com seus meios atrativos, veio para quebrar paradigmas, que até o momento ninguém teve a ousadia de fazer mudar ou de apresentar para a sociedade.
          Em se tratando da educação, como dizem Almeida e Almeida (2000, p. 26),

"o educador é instigado a embrenhar-se no desconhecido trazido pela máquina e isso é algo que deve desenrolar-se no conflito interno e externo, na verbalização e discussão de idéias, pensamentos, sentimentos, conceitos, medos, descobertas, expectativas etc. São revistas e reavaliadas crenças e preconceitos sobre o processo de aprender, ensinar, formar, educar, conhecer e se relacionar." 
            
          Os autores defendem que, ao mergulhar no mundo do computador, sempre haverá conflitos e indecisões e estes servirão para o crescimento do profissional dentro da escola. Toda a mudança deve servir como estímulo para que os envolvidos cresçam e evoluam juntamente com o desenvolvimento tecnológico.
         O educador, ao fazer parte desta mudança, estará dando um passo à frente no caminho para o conhecimento tecnológico. 
              Em seus estudos, Souza (2001, p. 81) diz que:

"a informática na educação surge como uma experiência que requer professores adequadamente preparados para desenvolver suas atividades de ensino, buscando não apenas a transmissão de conteúdos, mas essencialmente a construção do saber."
             
             Cabe a todos nós, repensarmos o papel que a mídia informática tem em nossa vida e principalmente na realidade escolar que estamos vivendo.

Referências para pesquisa:

CHAVES, Eduardo O. C. O computador na educação. Programa Mídias na Educação. Disponível em: www.eproinfo.mec.gov.com.br/. Acesso em: 29 out. 2009.

ALMEIDA, Fernando José de; ALMEIDA, Maria Terezinha Bianconcini de. Aprender construindo – A informática se transformando com os professores. Ministério da Educação. 2000. 76 p.
SOUZA, Maria José Araújo. Informática educativa na educação matemática. Estudo de geometria no ambiente software Cabri-Géomètre. 2001. 181 f. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Ceará - UFC. Faculdade de Educação – FACED. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Fortaleza – CE – Brasil, 2001.

Um comentário:

  1. A integração de tecnologias de informação e comunicação permite interligar em novas praticas pedagogicas.

    ResponderExcluir